
O letramento digital não é um curso de informática!
Os letramentos digitais, de acordo com Dudeney (2016) são habilidades individuais e sociais necessárias para interpretar, administrar, compartilhar e criar sentido através dos canais de comunicação digital. E é exatamente isso que o professor contemporâneo está precisando buscar para poder acompanhar a realidade tecnológica dos seus alunos.
Segundo Buzatto (2006), através do letramento digital os professores serão capazes de ter autonomia na construção de projetos pedagógicos que utilizam a internet; conhecer maneiras de ensinar o aluno a fazer o mesmo em relação aos seus próprios interesses e necessidades; saber compatibilizar materiais e recursos da sala de aula do mundo “off-line” com os objetos simbólicos e as formas de interação típicas do mundo “on-line”; negociar e compatibilizar mecanismos institucionais com as possibilidades de aprendizagem assistidas pelo computador e do ensino a distância; envolver-se ativamente e criticamente na implantação, manutenção e renovação da infra-estrutura tecnológica da escola.
O letramento digital para professores vai além das habilidades dos educadores em saber utilizar as TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação - no ambiente escolar com os seus alunos. Não é uma alfabetização digital voltada para professores. A educação contemporânea já possui uma hibridização de linguagens que fazem parte do cotidiano dos nossos alunos – imagens, sons, links, vídeos, cores, mensagens, textos, jogos, aplicativos diversos e redes sociais. Engloba tanto aspectos técnicos quanto cognitivos. Tudo isso exige do educador capacitação, prática, produção e compreensão. O enfoque é social.
Referências:
BUZATO, Marcelo El Khouri. Letramentos digitais e formação de professores. São Paulo: Portal Educarede, 2006.
DUDENEY, Gavin. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
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