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O “E-learning” é um tipo de aprendizado remoto.
Hoje, alunos e professores podem ter acesso a conteúdos educativos através de qualquer aparelho que tenha acesso à internet - celular, notebooks, PCs ou tablets.
Segundo Boog (2004), o e-learning permite um aprendizado mais rápido e a custos mais reduzidos. Os alunos estão livres para estudar e buscar conhecimento em seu próprio ritmo, ou seja, os alunos são responsáveis pelo seu progresso e processo. De acordo com as teorias de Boog (2004), o e-learning propõe um ensino a distância em rede (NDL – Network Distance Learning) e pode ser dividido da seguinte forma: Self-study NDL, NDL síncrono, NDL assíncrono, NDL híbrido e NDL personalizado.
O Self-study NDL pode ser realizado através de livros eletrônicos (e-books), treinamentos eletrônicos em Broadcast (aproveitamento de áudios digitais, vídeos, slides ou outra imagem para integrar parte de lições feitas por instrutores em treinamentos), treinamentos eletrônicos sob demanda (o aluno podendo escolher quando assistir o conteúdo) e laboratórios remotos e simuladores de exercícios.
O NDL síncrono é oferecido como classe virtual, onde instrutores, tutores e alunos podem interagir em tempo real. Atualmente, é comum o uso de aplicativos de mensagens ou aplicativos específicos para chamadas de vídeo, como por exemplo; Google Meet, Microsoft Teams e Skype.
O NDL assíncrono pode ser acessado a qualquer hora do dia e de qualquer lugar, possuindo uma assim um caráter flexível. Todo o conteúdo (materiais de estudo, vídeos e exercícios) está disponível em uma plataforma educativa. Todas as tarefas e avaliações podem ser enviadas para um tutor. Assim como dúvidas podem ser esclarecidas através de mensagens via fórum ou e-mail.
O NDL híbrido é uma mistura do NDL síncrono e do NDL assíncrono. Hoje é muito comum encontrarmos este tipo de ensino através das plataformas de ensino à distância.
O NDL personalizado é um método que registra a performance do aluno e preferências, servindo como um mentor para determinar as necessidades do aluno. Para esta modalidade é necessário que a empresa tenha a disponibilidade de especialistas, tempo para encontrar conteúdos que sejam relevantes para os colaboradores e um ambiente virtual seguro.
Referência:
BOOG, Gustavo. Manual de Treinamento e Desenvolvimeto. São Paulo: Pearson Makron Books, 2001.
